Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2011, O Colégio Octacílio Manoel Gomes estará realizando a X Semana de Consciência Negra, com o tema "Ecos de África: a negr'arte como resistência".
INTRODUÇÃO
Ao contrário dos outros continentes, pode-se dizer que em África existe um sentimento para além dos sentimentos nacionais. É um sentimento continental, para que os cidadãos das atuais 52 nações africanas pudessem/possam resistir às mazelas preconceituosas do racismo sofridas por aqueles que traziam/trazem diferentes origens reveladas nos traços e na pele. Este "sentimento de africanidade" nada mais é que a própria negritude, sentida e conservada nas consciências, nas expressões e manifestações culturais e sociais.
O poder sensibilizador das artes negras constitui-se em arma na luta para reconhecer a condição humana e promover o respeito aos africanos e seus descendentes, diante dum processo histórico de opressão que ideologicamente estereotipava estes povos como sendo eles desprovidos de Estado, sem Fé, sem História, sem Filosofia e sem Cultura.
O Brasil, como grande país de população negra no mundo, que arrancou pela violência do coração da África - dos deuses, dos costumes, dos afetos – milhares de negros, deve confirmar fidelidade às origens que séculos de escravidão não conseguiram anular.
A arte negra deve ser uma lança de combate para sensibilizar e fragilizar o inimigo opressor, o outro – o racista -, para defender o valor das civilizações do mundo negro.
Assim, faremos mostra de representações de dezenas de países africanos em diversas modalidades (música, literatura, poesia, teatro, artes plásticas), da imensa produção cultural e intelectual do povo negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário