sábado, 3 de outubro de 2009

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


APRESENTAÇÃO

O Projeto da Consciência Negra do Colégio Octacílio Manoel Gomes é uma ação do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) que objetiva despertar a comunidade para a situação de exclusão e marginalidade em que vive a maioria dos brasileiros de raízes africanas.

Acreditamos que a escola se constitui em espaço de debate e defesa da inclusão social e o combate à exclusão social, étnica e racial para fomentar e subsidiar a luta por políticas públicas mais eficientes contra o racismo. Entendemos, também, que a integração entre todos os seres humanos dar-se-á pela transformação do homem e da mulher no campo da tolerância e da solidariedade.


JUSTIFICATIVA

O segundo maior continente do planeta, a África aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, minimizando a diversidade de nosso povo afro-descendente. Ao entrar em vigor a Lei 10.639/2003, o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas pode impulsionar a discussão de um rico conhecimento sobre a África, sobre a convivência com a diversidade e as manifestações de discriminação dela resultados em milhões de brasileiros (as) de raízes africanas.

Kabengele Munanga (2005) afirma que “ não existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes presonceituosas existentes nas cabeças das pessoas . . . no entanto, cremos que a educação é capaz de oferecer tanto aos jovens como aos adultos a possibilidade de questionar e desconstruir os mitos de superioridade e inferioridade entre grupos humanos que foram introjetados neles pela cultura racista na qual foram socializados”. Nesse contexto, a educação escolar, embora não possa resolver tudo sozinha, ocupa espaço de destaque no combate ao racismo, fruto da ciência européia a serviço da dominação.

A nossa intenção ao entrar nesse debate é, primeiramente, fazer professores questionarem a própria atuação profissional e postura ética diante da diversidade étnico-cultural no interior da escola onde, também, estarão buscando caminhos e métodos para rever o que ensina e como se ensinam as questões que dizem respeito ao mundo da comunidade negra. Segundo, proporcionar ao aluno uma compreensão da diferença ente pessoas, povos e nações de forma enriquecedora com características próprias e individualizadoras, aprendendo a se ver, a ver o seu entorno (família, amigos e comunidade) de modo objetivo e crítico.

Desse modo, o projeto pretende criar um espaço de debate e discussão da cultura Afro-brasileira na possibilidade de vislumbrar uma nova sociedade marcada por homens e mulheres, jovens, crianças ou idosos, que se olhem como irmãos com total dignidade e igualdade.

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